sexta-feira, 27 de abril de 2012

temas de IML: Cuidados no manuseio do cadaver

O termo “Segurança Profissional Durante Procedimento de Necropsia” traduz para os peritos e auxiliares que a prática deste ato técnico deve estar revestida de toda garantia de segurança. Uma vez que durante a necropsia os profissionais se expõem às áreas com solução de continuidade na pele ou nas mucosas do cadáver, a fluídos, secreções orgânicas e dejetos humanos.
Qualquer pessoa em vida pode ser portadora de microorganismos altamente patogênicos, o que, mesmo após a morte, põe em risco a saúde de quem entra em contato com eles, principalmente, os profissionais de necropsia. Agentes infecciosos como vírus, bactérias, fungos, parasitas e prions podem infectar esses profissionais, em especial quando as barreiras usuais do corpo são ultrapassadas ou não estão íntegras. Em geral, os organismos penetram no corpo através de feridas feitas acidentalmente por agulhas ou pontas afiadas, gotículas em membranas mucosas, inalação ou passa¬gem de microrganismos por feridas preexistentes.

Portanto, peritos médicos-legistas e auxiliares técnicos que realizam necropsias, estão expostos a risco de contaminação caso medidas adequadas de proteção não sejam rigorosamente observadas.
. SEGURANÇA PROFISSIONAL E AMBIENTAL - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE SEGURANÇA EM NECRÓPSIA Uma série de cuidados deve ser empreendida para se evitar a exposição a riscos físicos, químicos e biológicos durante a realização de trabalho na área da Tanatologia Forense do IML.

Cuidados: Contaminação - ato de sujar objetos inanimados ou matéria viva com material danoso, potencialmente infeccioso ou indesejável. Descontaminação - é o processo de desinfecção ou esterilização terminal de objetos e superfícies contaminados com microorganismos patogênicos, de forma a torná-los seguros para manipulação. Desinfecção - é a eliminação de microorganismos, por meio físico ou químico, que destrói microorganismos presentes em objetos inanimados, mas não necessariamente os esporos bacterianos. Desinfetante de alto nível - produto químico capaz de eliminar vida microbiana, apresentando capacidade tuberculicida. EPI – Equipamento de Proteção Individual: máscaras, gorros, visor facial ou óculos, avental com mangas sanfonadas, jaleco, luvas de borracha, luvas de látex, botas, avental impermeabilizado.

Riscos: Infecção - é o resultado da penetração, aderência e multiplicação de um agente infeccioso específico no organismo humano ou animal onde possam causar efeitos adversos. A transmissão pode ocorrer por contato direto dos tecidos com líquidos biológicos infectados, inalação de partículas aerossóis e inoculadas através de bordas cortantes e instrumentos contaminados. Janela imunológica - é o intervalo entre a infecção e a possibilidade de detecção de anticorpos anti-HIV por técnicas laboratoriais. Cuidados de segurança Dentre os cuidados de segurança preconizados, para o IMOL os mais importantes são:

A - Cuidados Gerais: A.1 equipamentos de Proteção Individual (EPI) A.2 lavagem das Mãos B - Cuidados Específicos: B.1 limpeza e desinfecção de material e higienização de ambiente B.2 profilaxia para acidentes B.3 procedimento em caso de acidente B.4 saúde do funcionário

2.2. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A fim de minimizar o risco de se infectar, barreiras adequadas devem ser acionadas. É bastante difícil determinar quais casos de necropsias envolvem agentes infecciosos e quais não. Por¬tanto, é prudente considerar que todas as necropsias são potenciais fontes de agentes infecciosos. O plano central de todo programa de biossegurança em necropsia é a utilização de precauções-padrão de controle de infec¬ções. Assim, toda necropsia e seus objetos devem ser tratados como se portassem algum agente infeccioso. Toda a área do procedimento e seus conteú¬dos são designados como áreas de ameaça biológica e, portanto, devem ter placas informativas. A sala de necropsia ideal deve ser bem ventilada, com sistema exaustor negativo. É muito útil ter um segundo auxiliar de necropsia que se mantenha limpo, a fim de registrar pesos, medidas e outras observações quanto aos órgãos, e também para circular quando for neces¬sário qualquer auxílio. Todos os procedimentos devem visar diminuir o risco de derramamentos, respingos ou aerossóis. Equipamentos contaminados, instrumentos, bacias e demais objetos devem ser confinados a áreas designadas até sua desinfecção (mesa de necropsia, mesa de instrumen¬tos, mesa de dissecção, pia e etc.). Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI são dispositivos usados individualmente para proteger a integridade física do trabalhador e incluem: luvas, protetores oculares ou faciais, protetores respiratórios, aventais e proteção para os membros inferiores. São equipamentos de uso obrigatório nos ambiente da sala de necropsia e nas salas de radiologia pericial. A utilização de equipamentos como barreira contra as infecções externas passa por constantes modificações, sobretudo, na busca de novos materiais que sejam impermeáveis a microorganismos sob pressão, flexíveis, distensíveis e confortáveis, além de permitir a boa prática nos procedimentos.

. As principais funções dos EPI são: I - redução da exposição humana aos agentes infecciosos; II- redução de riscos e danos ao corpo provocados por agentes físicos ou mecânicos; III - redução da exposição a produtos químicos tóxicos; IV- redução da contaminação de ambientes Lavagem das mãos
A ação de lavar as mãos utilizando água, sabão ou detergente é considerado o mais importante modo de atuar na prevenção e controle de infecções. O objetivo da lavagem das mãos é impedir que microorganismos mantenham-se nas mãos do profissional de necropsia, e que este carreie os mesmos para outras áreas ou demais pessoas. Portanto, a lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada por toda equipe, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa. A importancia da CIPA em necroterios é fundamental. Valorize essa idéia.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Temas de IML: cuidados com o corpo em decomposição

Cuidados com corpo em decomposição

Como acontece a decomposição do corpo humano

Segundo os tanatólogos (estudiosos da morte), os gases resultantes da putrefação dos cadáveres são:
- o gás sulfídrico,
- os mercaptanos,
- o dióxido de carbono,
- o metano,
- o amoníaco

Os dois primeiros são os responsáveis pelos maus odores.
A decomposição ou putrefação (apodrecimento) de um corpo compreende várias fases.


Decomposição
Bactérias, vermes e até substâncias produzidas por nós mesmos dão início ao fim. O cadáver vai ficando escuro e inchado, a pele e os órgãos se desfazem e o cérebro vira um caldo. Depois de algum tempo, não sobra quase nada. A decomposição acontece em duas frentes.

A primeira: o próprio corpo se decompõe. "Quando alguém morre, a oxigenação pára de acontecer e o organismo se desequilibra. Minerais como o sódio e o potássio, importantes para o metabolismo, deixam de ser produzidos. Com isso, as células se desestabilizam e passam a digerir o próprio corpo", diz o fisiologista e professor de medicina legal Marco Aurélio Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP).
Ao mesmo tempo, bactérias famintas também entram no banquete. As primeiras a avançarem na carne são as da flora intestinal e da mucosa respiratória, que já vivem no organismo. Para continuarem vivas, essas bactérias invadem os tecidos e os devoram.
Depois disso, as bactérias do ambiente deixam o cadáver irreconhecível. O suculento resto fica para insetos.

Neste contexto Vem algumas dicas que usamos no IML pra enfrentar o odor forte e os vermes e insetos que infestam o cadáver.
• Quem primeiramente examina o corpo são os peritos e colhem resquícios e dados investigativos.

• Depois disso no IML é que se termina os exames com a necropsia. Neste ponto temos que retirar e guardar as vestes.
• Em seguida vamos lavar o cadáver com água abundante retirando o vermes e insetos e ao mesmo tempo observando lesões e perfurações de tiros ou faca.

• Em seguida com autorização do legista, pegue coloque meia tampa de óleo de pinho concentrado num balde grande de água e vá lavando mais e retirando os vermes e insetos da área que será manipulada. O Cheiro do óleo de pinho vai odorizar todo o ambiente e ameniza muito o odor fétido do cadáver. O cheiro que fica é bem suportável e pode-se trabalhar melhor.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Temas de IML: Bala na coluna vertebral

Retirada de projétil da coluna vertebral

Retirar um projétil do meio do osso vertebral da coluna pode ser trabalhoso, mas com método certo pode-se facilitar muito.

O melhor jeito de retirar é seguir estes passos:

1-Expor a coluna vertebral pelo lado de dentro do corpo do cadáver.


2-identifique a área óssea que esta o projétil com uso de raio x

3-Com martelo e formão, deve-se cortar os discos vertebrais dos dois lados da vértebra que esta o projétil 4-Em seguida com o formão e martelo deve-se cortar a vértebra no meio, no sentido longitudinal. 5-deve-se então abrir a vértebra como se fosse um “sanduíche”.
6-Agora todo o miolo da vértebra foi exposto e o projétil é localizado fácil e retirado sem dificuldade.